"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

segunda-feira, 1 de maio de 2023

SAMBO

 


Figura 01 - Naquele dia, Sambo estava muito contente. Para um menino africano era muito importante completar 12 anos. Ele ganhou de sua mãe dinheiro e poderia ir até a aldeia a fim de comprar para si o que quisesse. Sambo havia sonhado muito com esse dia. Pensava, pensava, mas não sabia que presente comprar. Talvez comprasse um brinquedo, doces, roupas, ... Ele havia ganhado um bom dinheiro e queria comprar algo especial para aquele dia tão feliz! Ele chegou ao centro da aldeia e começou a percorrer as bancas do comércio, mas não encontrava nada que chamasse sua atenção, que fosse bem legal! Depois de procurar por um bom tempo, Sambo deparou-se com um objeto que nunca tinha visto antes...


Figura 02 - Mas o que poderia ser aquilo? Estava lá exposto na banca; era a coisa mais estranha que ele já tinha visto. Será que era um brinquedo? Roupa? Ele não fazia a menor ideia do que fosse aquilo. Mas achou bonito e interessante. Por isso resolveu perguntar.

- É um guarda-chuva. – disse o vendedor da banca.

- Ah! – disse Sambo espantado – quer dizer que quando chove a gente pode guardar a chuva dentro dele?

- Não, rapazinho. Quando chove o guarda-chuva é que guarda você da chuva.

- Puxa, que legal. Então se eu tiver um guarda-chuva eu não vou mais me molhar quando estiver chovendo. Vou comprar!

Era muito bom pensar assim, pois quando chovia as crianças da tribo tinham que ficar nas ocas.

 

Figura 03 - Sambo ficou realmente muito feliz com seu guarda-chuva. Pensava todo feliz consigo mesmo o sucesso que isso não ia fazer lá na tribo.

E assim foi caminhando todo contente e satisfeito, imaginando o dia em que poderia usar seu presente, ficou até torcendo para que começasse a chover. E não é que começou a aparecer umas nuvens escuras, um ventinho de chuva! Sambo dizia pelo caminho todo contente:

- Pode chover, porque eu não vou me molhar. Agora eu tenho um guarda-chuva! E caiu um pingo aqui,       outro pingo lá. Que bom companheiro eu arrumei! E ele olhava para o seu guarda-chuva.

 

Figura 04 - Sambo caminhava e ia ficando molhado. Ué? Sambo não estava entendendo nada. Ele tinha um guarda-chuva, mas estava se molhando. As pessoas passavam, ficavam olhando e rindo de Sambo. Sambo pensou:

- Ah! Já sei, acho que estou usando do jeito errado. Como eu sou bobo! E rindo de si mesmo colocou o guarda-chuva no lugar que achava ser correto. Havia usado erradamente o guarda-chuva, mas agora sabia como usar.

 

Figura 05 - Sambo colocou o guarda-chuva acima da sua cabeça, imaginando que agora sim o problema seria resolvido. Vejam, que situação a do Sambo, ter algo tão útil e não saber usar. O pior é que ele estava ficando realmente nervoso com aquela situação, e resolveu voltar até a banca para reclamar com o vendedor. Imaginem só, ter uma coisa tão boa e útil e não saber usar! E Sambo foi ficando bravo. Além de se molhar, ainda riam mais dele.

Para Sambo, estava bem claro que havia sido enganado. O vendedor o havia vendido um guarda-chuva estragado. Quando já ia voltando pelo caminho, todo furioso, quando uma bondosa senhora o chamou e lhe disse:

 


Figura 06 - “Não é assim menino. Deixe-me ajudá-lo e lhe mostrar como é que se usa um guarda-chuva”.

A senhora pegou o guarda-chuva e o abriu. Sambo levou um enorme susto quando viu o seu guarda-chuva aberto. Sambo ficou muito feliz e agradeceu aquela senhora que o ajudou. Continuou seu caminho para casa, agora já não mais triste e furioso, mas, muito feliz e satisfeito.

 

Figura 07 - Agora sim! Sambo estava contente, já não se molhava mais. Pôde chegar em casa com um presente nas mãos e uma lição no coração: devemos procurar saber como as coisas funcionam e para que servem”. Vocês sabiam que há algo muito mais útil que um guarda-chuva e que muitas pessoas não sabem usar? Talvez você mesmo a tenha e não está sabendo usá-la. Do que será que eu estou falando?

 

Figura 08 - Estou falando da Bíblia, da Palavra de Deus. Ela é a coisa mais útil que podemos ter, é um verdadeiro tesouro. E nós seremos muito tolos se não a usarmos. Você sabe como alguém não usa a Palavra de Deus? Primeiro, deixando de lê-la. É na Bíblia que encontramos o Caminho de Deus para a salvação, que Ele nos oferece de graça, através de Seu Filho Jesus.

 

Deus nos deu um presente muito especial (João 3.16) ... Jesus o nosso Salvador. Ele nos salva do pecado. Sabem, o pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus como, por exemplo, xingar, mentir, brigar, roubar. Mas a Bíblia é realmente um livro maravilhoso, em I João 1.7 nos diz que o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado e no versículo 9 diz, ainda, que: “... se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados.

Em segundo lugar, não usamos a Palavra de Deus, quando não colocamos em prática o que aprendemos.

Se você tem ouvido a Palavra de Deus, mas continua fazendo coisas erradas, você não está usando o “entendimento” que esta Palavra pode te dar. Está desperdiçando esse tesouro tão útil que você tem.

Peça ao Senhor Jesus que o ajude a ler e praticar diariamente o que Ele mesmo nos diz na Bíblia.

 

“A revelação das tuas palavras esclarece, e dá entendimento aos 

simples”

(Salmos 119.130).


Uma história da APEC – Aliança Pró Evangelização das Crianças

 


0 comentários:

Postar um comentário