"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Receitas Para Uma Língua Legal


Receitas Para Uma Língua Legal

Objetivos:

*Que a criança salva peça ajuda a Deus para ter vitória no falar.
*Que a criança não salva reconheça que para ter uma "Língua Legal" no falar primeiro precisa se arrepender de seus pecados e receber a Jesus como Salvador.
Verdade Central:
      Deus se alegra quando você usa palavras agradáveis

Versículo para Memorizar:
"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu!" (Salmo 19.14).

Introdução:
Jane gostava muito de falar e às vezes o que falava magoava seus amigos. Por exemplo: Se Jane achava que a roupa de sua amiga era feia, ela falava mesmo. Por causa de sua língua, ela não tinha amigos porque eles começaram a ficar com medo das palavras duras de Jane e foram se afastando dela. E você gostaria de ter uma amiga como jane? (espere resposta).
Vamos olhar o que a Bíblia, a Palavra de Deus nos ensina sobre a língua.
Qual é a receita para ter uma língua legal? Você gostaria de saber?
Há cinco ingredientes que você pode aprender para ter uma "Língua Legal":
1. Poucas
Minhas palavras devem ser poucas. No livro de provérbios capítulo 10, versículo 19, diz que "No muito falar não falta transgressão, mas o que modera os lábios é prudente". Esse versículo está dizendo que quanto mais você fala, mas você peca. Vamos usar a nossa mão para explicar melhor. Qual é o nosso dedo menor? É o dedo mínimo! Esse dedo é bem pequeno, assim as suas palavras devem ser poucas. Cuidado com aquilo que você fala, talvez sem querer pode magoar o seu amiguinho e às vezes até o papai e a mamãe. Ficar me silêncio é melhor do que falar palavras que não agradam a Deus. 

Quando você fala uma palavra feia, grita ou mente, isso é pecado. A Bíblia diz que você e eu já nascemos com o desejo de pecar. "Eu nasci  na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51.5). Pecado é tudo aquilo que você faz, pensa e diz que não agrada a Deus. Todo pecado é sempre contra Deus e por causa precisa ser castigado. O pior castigo do pecado é ficar separado de Deus para sempre. Portanto crianças, fale pouco e assim você estará controlando sua língua e deixando Jesus agir em sua vida.
O segundo ingrediente é:
2. Pensadas
Minhas palavras devem ser pensadas. Para ajudá-lo vamos usar o dedo anular, aquele onde os casais usam a aliança de compromisso. O casamento é algo muito sério, é um compromisso, por isso a pessoa deve pensar muito ao tomar esse passo importante.

Eu e você precisamos pensar primeiro antes de falar. Provérbios 15.28 diz: "O coração do justo medita o que há de responder, mas a boca dos perversos transborda maldade".
Quando alguém gritar ou falar palavras desagradáveis para você, pense antes de responder. Veja o que diz Tiago 1.19 "...Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar".

Qual é o dedo que pode nos ajudar a pensar antes de falar? (espere resposta). Muito bem! é o dedo que coloca a aliança. lembre-se que boas palavras vêem de Deus e Ele se alegra quando você faz o que é certo. Deus, o Criador de todas as coisas te ama muito e quer te ajudar a ter vitória no falar. Ele mesmo sendo tão Santo te ama com amor eterno. "...Com amor eterno eu te amei; por isso, com benignidade te atraí" (Jeremias 31.3).
Que maravilha, Deus deseja que você tenha uma "Língua Legal".
3. Verdadeiras
Minhas palavras devem ser verdadeiras. O dedo para nos ajudar a falar a verdade é o médio. Olha o que diz Provérbios 12.17 "O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa, a fraude". Quando a verdade é dita, a justiça é feita, porém a mentira produz a injustiça.

Você e eu precisamos falar a verdade a qualquer custo. Quando fazemos o que certo estamos demonstrando que temos o Pai, o próprio Deus. O mentiroso tem por pai, o próprio Satanás.
"Vós sois do diabo, que é o vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira"  (João 8.44).

Na próxima vez quando você for tentado a mentir, lembre-se que o pai da mentira é Satanás, o inimigo de Deus e de nossas almas. Portanto esteja pronto para falar somente a verdade como diz em Efésios 4.25: "Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo".
Peça a Deus para te ajudar a falar somente a verdade. 

Lembrando que a meia verdade é sempre mentira. Se você tem Jesus como seu Salvador saiba que Deus se alegra quando você usa palavras agradáveis e verdadeiras.
4. Calmas
Minhas palavras devem ser calmas é o quarto ingrediente para ter uma "Língua legal".
Em Provérbios 15.1 diz que "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira".
isto que dizer que a resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.
Então se alguém ficar com raiva de você e falar palavras duras, dê uma resposta mansa, porque conforme a Palavra de Deus, a resposta branda acalma a raiva.

usaremos agora o dedo indicador para ajudar você a ser calmo. Ser calmo não significa ser fraco, porém forte. Quando você perde a calma e responde com raiva, isto mostra o quanto você é fraco.
Provérbios 17.27 diz que "Quem retém as palavras possui o conhecimento, e o sereno de espírito é homem de inteligência".  Quem controla suas palavras é sábio, e aquele que mantém a calma mostra que é inteligente.

O maior exemplo que temos que seguir é o Senhor Jesus. Em João 11.28 nos diz o seguinte: "Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração".  Jesus se importa com você e por isso que levou sobre Si os nossos pecados quando voluntariamente tomou o meu e o seu castigo numa cruz. Jesus, é o Filho perfeito de Deus que derramou seu sangue ao ser crucificado naquela cruz. O melhor de tudo é que Ele não ficou morto para sempre, ao terceiro Jesus voltou a viver.
"...Que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15.3-4).

O maior exemplo para ter uma Língua Legal é o próprio Senhor Jesus. Quando você usa palavras calmas, você está agradando a Deus.
5. Edificantes
O quinto e último ingrediente para ter uma "Língua Legal" é que minhas palavras devem ser edificantes.
Vamos agora usar o dedinho polegar (legal) para ajudar compreender melhor melhor essa verdade. 
"Palavras agradáveis são como favo de mel: doce para a alma e medicina para o corpo" (Provérbios 16.24). Como é bom conversar com alguém que sempre tem palavras boas para nos dizer. Você conhece alguém assim? Toda palavra deve ser sempre agradável, você e eu devemos falar somente o que for para a edificação de alguém.
"Não saia da vossa boa nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem" (Efésios 4.29).

Quando temos Jesus como Salvador e Senhor, Ele transforma a nossa língua e assim teremos uma Língua legal que edifica o nosso amiguinho ou amiguinha. 
Você lembra de Jane? Alguém queria ser amiga dela? E porque?
Somente Deus pode te ajudar a ter uma "Língua Legal". Ele se agrada quando você usa palavras Poucas, Pensadas, Verdadeiras,Calmas e Edificantes.
O Espírito Santo de Deus quer agir na sua vida, pois Ele é quem produz essas virtudes em você e assim você desenvolverá relacionamentos harmoniosos em casa, na rua e na sua escola que trarão glórias ao nome do nosso Grande Deus.

Desafio:
Mesmo que para você seja um desafio ter uma "Língua Legal", nessa semana você pode pedir a Deus para te ajudar com suas palavras. Você pode escolher alguém para falar uma palavra boa (edificante) ou entregar um cartãozinho para essa pessoa.
Você pode também escrever num papel o versículo que memorizamos hoje e entregar para alguém. Você vai fazer isso? Na próxima semana vamos compartilhar como Deus te ajudou com suas palavras.

Convite:
Para ter uma "Língua Legal" você primeiramente precisa tronar-se parte da família de Deus. A Bíblia que você tem pecados, mas que Jesus morreu e ressuscitou por você. Em João 1.12 diz que se você reconhecer que é um pecador e crê de todo o coração em Jesus, você se tronará um filho de Deus. Você quer ser um filho de Deus hoje recebendo Jesus como seu Salvador? Creia n'Ele receba ainda hoje.

Autora: Darlene Alencar Oliveira
Fonte (Estudo do Pastor Filipe Stucky)
Colaboração: Filipe Stucky
Revisão gramatical: Jenuan Silva Lira

Livro publicado em 2009 na sede da APEC -CE

"Meu nome é Moisés Conrado Marinho Eufrásio Filho, tenho 8 anos de idade, meus pais se chamam Maryane e Conrado. Minha mãe foi quem me ajudou a ler o livro que se chama "RECEITAS PARA UMA LÍNGUA LEGAL".
Gostei muito do seu livro porque ele é um livro de ensinamento e um deles é que as palavras tem que ser poucas, pensadas, verdadeiras, calmas e edificantes. Depois que eu aprendi tenho mais cuidado com as minhas palavras.
Gostaria de parabenizar a autora Darlene Alencar por este livro que ela fez e que Deus continue abençoando e que este livro seja o começo de muitos que vem."
Beijos, Moisés Filho

1 comentários:

Ana Maria disse...

Muito legal mesmo missionária. Obrigada por compartilhar.

Postar um comentário