"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

quinta-feira, 7 de março de 2019

Eu Sou a Porta


Série “EU SOU”
Eu sou a Porta
Textos: João 10:7-9; Gênesis 6-9
Versículo para Memorizar: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9).
Objetivos:
  • Que a criança não salva entenda que Jesus é única entrada para a salvação.
  • Que a criança salva sinta segurança da sua salvação na Pessoa do Senhor Jesus.

Introdução: Imagine que ao andar numa calçada você encontra uma chave. Para que serve a chave? (espere resposta). Você olha e vê várias casas com suas portas fechadas. Então você pensa: “Que porta essa chave abrirá?” É difícil, não é?
Na lição de hoje quero falar de duas portas – uma que já se fechou há muito tempo, e a outra que continua aberta. Fique atento!

Cartaz 1 –  Noé era um homem correto e temente a Deus. Ele tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé. Entre os homens do seu tempo, ele era o único que vivia em comunhão com Deus. Na verdade, Noé andava com Deus. O Senhor viu que a maldade havia crescido entre os homens e existia violência por toda a parte. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Deus olhou para o homem e viu que seu coração estava cheio de pecado.
E ainda hoje o Senhor também olha para nós e vê um coração cheio de pecado.
E você sabe o que é pecado? Pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus. Até quando pensamos mal de alguém estamos pecando contra nosso Deus. Será que você é capaz de citar outros exemplos de pecados? (Participação das crianças). A Palavra do Senhor nos diz em Salmo 51:4: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos”. Todos nós nascemos no pecado. O pecado é sempre contra Deus. O castigo do pecado é a morte.
O Senhor vê o nosso pecado assim como também viu o pecado no coração do homem no tempo de Noé.
Então Deus disse a Noé: “Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra” (Gênesis 6:13). O Senhor Deus deu as instruções para que Noé construísse uma arca, pois Ele enviaria um grande dilúvio afim de destruir tudo o que tinha vida na terra.

Cartaz 2 –  O Senhor havia dito também que quando o grande barco tivesse terminado, Noé e sua família deveria entrar nele. Deus disse que ele deveria levar para dentro da arca, macho e fêmea de todas as espécies de aves, de animais e de seres que se arrastavam pelo chão. O Senhor disse também para juntar todo tipo de comida para que eles e os animais tivessem o que comer.
Assim fez Noé, obedecendo a tudo o que Deus lhe ordenara. Noé e seus filhos começaram a construir a arca como Deus havia mandado. Enquanto construía a arca, provavelmente algumas pessoas zombaram de Noé dizendo que ele estava louco. Eles não acreditavam no que Noé tinha dito que iria acontecer. Em 2 Pedro 2:5 nos diz que Noé era “pregador da justiça” quando Deus fez vir o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.
A arca deveria ter três andares com uma única porta em um dos lados. A arca tinha somente uma passagem para alguém entrar nela. O que isso nos lembra? Que Jesus é a única porta que nos conduz para o Céu.
O Filho perfeito de Deus nos diz em Sua Palavra: “Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Jesus, o grande Eu SOU, é a porta de entrada para a salvação, e o caminho de acesso para o próprio Deus. O Senhor Jesus de boa vontade veio a esse mundo morrer na cruz pelos nossos pecados. Ele derramou o seu sangue e tomou o nosso castigo. Ele foi humilhado e carregou sobre si todos os nossos pecados. A Bíblia diz: “Carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que, nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados” (1 Pedro 2:24). O melhor de tudo isso é que Ele não ficou morto para sempre. Jesus ressuscitou! Ele venceu a morte. 
O Senhor é a porta que nos conduz ao céu. A arca tinha somente uma porta para ser salvo do dilúvio.

Cartaz 3 – Quando Noé e sua família terminou de construir a arca, o SENHOR Deus disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1). Deus disse também que deveria entrar na arca todo animal limpo, sete pares; o macho e sua fêmea. Dos animais impuros, um par, o macho e sua fêmea. E das aves dos céus, sete pares, macho e sua fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra. Tudo isso porque dentro de sete dias, o Senhor ia fazer chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
A Bíblia diz que Noé fez tudo conforme ordenara o Senhor Deus. Entrou na arca com seus filhos, sua mulher e suas noras. Total de oito pessoas. Enquanto isso a porta da arca ficou aberta durante sete dias (Gênesis 7:10). Porque será que Deus esperou sete dias para mandar o dilúvio?
Porque apesar do pecado deles, Deus amava aquelas pessoas.
Deus também ama você. A Palavra de Deus nos diz em João 3:16: “Porque Deus amou ao mundo”.  O mundo quer dizer todas as pessoas. E se você está no mundo então saiba que Deus te ama muito. Ele também te criou de uma maneira maravilhosa. Na verdade, foi Ele quem criou todas as coisas. (Dê exemplos da criação de Deus). O nosso Deus mora no Céu. O Céu é um lugar cheio de alegria onde as ruas são de ouro puro. É um lugar perfeito. Deus também é Santo.
E mesmo sendo Santo te ama e amava aquelas pessoas também.
Deus estava na sua misericórdia dando oportunidade para quem quisesse entrar na arca. Entretanto, somente Noé e sua família entraram e foram salvos. Depois de sete dias, o Senhor fechou a porta e vieram sobre a terra as águas do dilúvio. Posso imaginar que muitas pessoas quando perceberam que estava se cumprindo o que Noé tinha pregado, correram para a porta da arca, mas era tarde demais. Deus havia fechado a porta. O dilúvio durou quarenta dias. Morreram todos os seres viventes que haviam na terra. As águas cresceram e levantaram a arca sobre a terra.

Cartaz 4 – A Bíblia diz: “Prevaleceram as ´águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que haviam debaixo da terra” (Gênesis 7:19). Tudo o que tinha fôlego de vida morreu, ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. As águas cobriram a terra por quase um ano. Deus fez soprar um vento forte sobre a terra e baixaram as águas.

Clímax: Depois que as águas começaram a baixar, Deus disse para Noé sair da arca com sua família e os animais segundo as suas famílias.

Conclusão: Noé ao sair da arca, levantou um altar ao Senhor para oferecer sacrifícios a Deus. E o Senhor fez uma aliança colocando seu arco nas nuvens prometendo que nunca mais destruiria a terra por causa do homem porque é mau todo desígnio íntimo do homem. “E as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne” (Gênesis 9:15).
Se você já recebeu Jesus como Salvador, saiba que está seguro em suas mãos. Você é um salvo não pelos sentimentos, mas pelo que o Senhor Jesus fez por você. Portanto se você já entrou por essa porta não há o que temer. A Palavra do Senhor é verdadeira e confiável. Jesus disse: “Se alguém entrar por mim será salvo” (João 10:9)

Convite: Noé entrou pela porta da arca e ficou em segurança. Aquele que aceita Jesus como Salvador é salvo da perdição eterna. Jesus é a única porta, uma porta aberta, uma porta ampla, uma porta segura.
Se você ainda não recebeu Jesus como Salvador, dê um passo em direção a essa porta porque é a única maneira de você chegar a Deus. A Bíblia diz: “Crê no Senhor e serás salvo” (Atos 16:31).

Texto: Darlene Alencar Oliveira
Ilustração: Sérgio Cavalcante
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa




0 comentários:

Postar um comentário