Série “EU SOU”
Eu sou a Porta
Textos: João 10:7-9; Gênesis 6-9
Versículo para Memorizar: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9).
Objetivos:
- Que a criança não salva entenda que Jesus é única entrada para a salvação.
- Que a criança salva sinta segurança da sua salvação na Pessoa do Senhor Jesus.
Introdução: Imagine que ao andar numa calçada você encontra uma chave. Para que serve a chave? (espere resposta). Você olha e vê várias casas com suas portas fechadas. Então você pensa: “Que porta essa chave abrirá?” É difícil, não é?
Na lição de hoje quero falar de duas portas – uma que já se fechou há muito tempo, e a outra que continua aberta. Fique atento!
Cartaz 1 – Noé era um homem correto e temente a Deus. Ele tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé. Entre os homens do seu tempo, ele era o único que vivia em comunhão com Deus. Na verdade, Noé andava com Deus. O Senhor viu que a maldade havia crescido entre os homens e existia violência por toda a parte. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” (Gênesis 6:5). Deus olhou para o homem e viu que seu coração estava cheio de pecado.
E ainda hoje o Senhor também olha para nós e vê um coração cheio de pecado.
O Senhor vê o nosso pecado assim como também viu o pecado no coração do homem no tempo de Noé.
Então Deus disse a Noé: “Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra” (Gênesis 6:13). O Senhor Deus deu as instruções para que Noé construísse uma arca, pois Ele enviaria um grande dilúvio afim de destruir tudo o que tinha vida na terra.
Cartaz 2 – O Senhor havia dito também que quando o grande barco tivesse terminado, Noé e sua família deveria entrar nele. Deus disse que ele deveria levar para dentro da arca, macho e fêmea de todas as espécies de aves, de animais e de seres que se arrastavam pelo chão. O Senhor disse também para juntar todo tipo de comida para que eles e os animais tivessem o que comer.
Assim fez Noé, obedecendo a tudo o que Deus lhe ordenara. Noé e seus filhos começaram a construir a arca como Deus havia mandado. Enquanto construía a arca, provavelmente algumas pessoas zombaram de Noé dizendo que ele estava louco. Eles não acreditavam no que Noé tinha dito que iria acontecer. Em 2 Pedro 2:5 nos diz que Noé era “pregador da justiça” quando Deus fez vir o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.
A arca deveria ter três andares com uma única porta em um dos lados. A arca tinha somente uma passagem para alguém entrar nela. O que isso nos lembra? Que Jesus é a única porta que nos conduz para o Céu.
O Senhor é a porta que nos conduz ao céu. A arca tinha somente uma porta para ser salvo do dilúvio.
Cartaz 3 – Quando Noé e sua família terminou de construir a arca, o SENHOR Deus disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” (Gênesis 7:1). Deus disse também que deveria entrar na arca todo animal limpo, sete pares; o macho e sua fêmea. Dos animais impuros, um par, o macho e sua fêmea. E das aves dos céus, sete pares, macho e sua fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra. Tudo isso porque dentro de sete dias, o Senhor ia fazer chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.
A Bíblia diz que Noé fez tudo conforme ordenara o Senhor Deus. Entrou na arca com seus filhos, sua mulher e suas noras. Total de oito pessoas. Enquanto isso a porta da arca ficou aberta durante sete dias (Gênesis 7:10). Porque será que Deus esperou sete dias para mandar o dilúvio?
Porque apesar do pecado deles, Deus amava aquelas pessoas.
E mesmo sendo Santo te ama e amava aquelas pessoas também.
Deus estava na sua misericórdia dando oportunidade para quem quisesse entrar na arca. Entretanto, somente Noé e sua família entraram e foram salvos. Depois de sete dias, o Senhor fechou a porta e vieram sobre a terra as águas do dilúvio. Posso imaginar que muitas pessoas quando perceberam que estava se cumprindo o que Noé tinha pregado, correram para a porta da arca, mas era tarde demais. Deus havia fechado a porta. O dilúvio durou quarenta dias. Morreram todos os seres viventes que haviam na terra. As águas cresceram e levantaram a arca sobre a terra.
Cartaz 4 – A Bíblia diz: “Prevaleceram as ´águas excessivamente sobre a terra e cobriram todos os altos montes que haviam debaixo da terra” (Gênesis 7:19). Tudo o que tinha fôlego de vida morreu, ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca. As águas cobriram a terra por quase um ano. Deus fez soprar um vento forte sobre a terra e baixaram as águas.
Clímax: Depois que as águas começaram a baixar, Deus disse para Noé sair da arca com sua família e os animais segundo as suas famílias.
Conclusão: Noé ao sair da arca, levantou um altar ao Senhor para oferecer sacrifícios a Deus. E o Senhor fez uma aliança colocando seu arco nas nuvens prometendo que nunca mais destruiria a terra por causa do homem porque é mau todo desígnio íntimo do homem. “E as águas não mais se tornarão em dilúvio para destruir toda carne” (Gênesis 9:15).
Se você ainda não recebeu Jesus como Salvador, dê um passo em direção a essa porta porque é a única maneira de você chegar a Deus. A Bíblia diz: “Crê no Senhor e serás salvo” (Atos 16:31).
Texto: Darlene Alencar Oliveira
Ilustração: Sérgio Cavalcante
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa
0 comentários:
Postar um comentário