"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

terça-feira, 1 de maio de 2018

Eu Sou o Bom Pastor


SÉRIE: Os Sete "EU SOU"
Eu sou o Bom Pastor
Textos: João 10:1-18; Lucas 15:1-7; Mateus 18:10-14
Versículo para Memorizar: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11).
Objetivos:
·         Que a criança não salva entenda que Jesus, o bom pastor deu a vida por ela e quer salvá-la.
·         Que a criança salva compreenda que Jesus sendo o nosso bom pastor, dá a mais completa prova do amor de Deus por nós.
Introdução: Nessa história vamos aprender sobre uma das descrições figuradas que o Senhor Jesus aplicou a Si mesmo – Eu sou o bom pastor! Jesus apresenta-se como o único bom e verdadeiro pastor das nossas almas. O verdadeiro pastor de ovelhas tem o prazer de cuidá-las e protege-las. A Sua prioridade é o bem das ovelhas. Ele arrisca tudo para que elas estejam bem, se necessário, até a própria vida.
Quando o Senhor Jesus esteve aqui na terra, Ele contou uma linda história.

Cartaz 1 Havia um homem que possuía cem ovelhas. Ele conhecia individualmente cada uma delas e todas eram preciosas para aquele pastor. Eu posso imaginar que todos os dias, ele as levava para os pastos verdejantes, e providenciava para que elas tivessem água para beber. Quando o pastor as chamava pelo nome, elas o seguiam porque conheciam a sua voz. Ele ia na frente dando exemplo. Ele não as empurrava.
Às vezes quando uma delas ficava ferida, ele cuidava dela com muito amor. E todos os dias, quando colocava as ovelhas no curral, o pastor contava o seu rebanho para saber se todas estavam lá.
Todo esse cuidado me faz lembrar do amor de Deus por mim e por você. A Bíblia diz que Deus nos ama muito.  Jeremias 31:3 nos fala “Com amor terno eu te amei”. Um amor que nunca vai acabar. Deus é o criador de todas as coisas! Ele também criou você e todas as pessoas. Será que você pode citar outras coisas que Deus criou? (o sol, a lua, o mar, os animais etc.) O Senhor Deus está preparando um lindo lugar para seus filhos lá no Céu. O Céu é um lugar maravilhoso e perfeito. Deus também é santo e deseja que você um dia vá morar com Ele nesse lugar lindo.
Deus te ama e aquele pastor também amava suas ovelhas.

Cartaz 2 Aconteceu que um dia enquanto o pastor contava as ovelhas, ao colocá-las no curral, percebeu que só havia noventa e nove. Provavelmente, ele contou novamente e descobriu que realmente estava faltando uma. Como ele ficou triste e preocupado. Aquela ovelha estava em grande perigo, um lobo ou outro animal selvagem poderia pegá-la a qualquer momento. E se ela estiver ferida? Seria uma presa fácil porque uma ovelha por natureza não sabe se defender. Sua ovelhinha estava perdida e corria grande perigo.
E assim como aquela ovelha eu e você também estamos perdidos em nossos pecados. O pecado é um problema sério. A Bíblia diz que “O salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). Isso significa ficar separado de Deus para sempre. O pecado é tudo aquilo que faço, que falo e penso que não agrada a Deus. Quando você mente, fala palavras feias ou desobedece aos seus pais, está pecando contra o nosso Deus. Eu e você já nascemos no pecado querendo fazer a nossa própria vontade.
Se continuarmos no pecado ficaremos perdidos assim como aquela ovelha estava em grande perigo.

Cartaz 3 O que você acha que o pastor fez? Será que ele foi tomar banho e descansar? Não! Embora que ele estivesse cansado e com fome, ele saiu em busca da ovelha querida. Posso imaginar que o pastor queria tomar banho ou comer alguma coisa. Entretanto ele deixou tudo isso de lado e saiu pelos vales e montanhas procurando sua ovelha. Ele estava disposto a dá a vida por aquela ovelha.
E assim como aquele pastor foi procurar a ovelha que havia se perdido, o Senhor Jesus também busca os seus cordeirinhos. Jesus é Filho Perfeito de Deus. Ele deu a sua vida por mim e por você derramando seu precioso sangue na cruz do Calvário. A Palavra de Deus nos diz em 1 João 1:7 “E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. Ele carregou sobre Si todos os nossos pecados. Na verdade, Ele foi castigado em nosso lugar. O próprio Senhor nos diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas” (João 10:11). Ele de boa vontade morreu pelos nossos pecados. Pelo poder de Deus, Jesus ressuscitou ao terceiro dia. Ele viveu de novo! E agora está assentado a destra de Deus Pai.
Lembre-se que Ele deu a vida por você! E aquele pastor também estava disposto a dá a vida pela sua ovelha.

Cartaz 4 O pastor, depois de tanto procurar, de repente ouviu um barulho. Vamos imitar o barulho de uma ovelhinha? Finalmente havia encontrado a sua ovelha e como ele ficou feliz. Agora ela estava segura nos braços do seu pastor e não precisava ficar com medo. O pastor colocou-a em seus ombros, cuidou das suas feridas e a levou em segurança para casa.
Você que já é um salvo saiba que o Senhor Jesus – o nosso bom pastor, nos mantém para sempre sob seus cuidados. “Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão” (João 10:28). Você está seguro em suas mãos. Ele nunca te deixa só. O que o Senhor Jesus fez por mim e por você é a mais plena expressão de amor que Deus nos deu. Se algum dia você achar que está só ou que ninguém gosta de você, saiba que o bom pastor, o Senhor Jesus te ama e cuida de você.

Clímax: A ovelha estava sob os cuidados de seu pastor.

Conclusão: Ele chegando em casa, chamou seus amigos e vizinhos, fez uma grande festa. Ele disse: Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha.

Convite: A Bíblia diz que assim como aquele homem se alegrou por ter encontrado sua ovelha perdida, assim também há alegria no Céu quando um pecador se arrepende de seus pecados. (Lucas 15:10). Quando você ouvir a voz do bom pastor, não fuja, fique onde está e deixe-se achar.







Texto: Darlene Alencar Oliveira
Ilustração: Sérgio Cavalcante
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa
Colorista: Adailson Ramos Gouveia








4 comentários:

Anônimo disse...

Que benção!Muito obrigada por compartilhar

Missionária Rosangela Feitosa disse...

Parabéns! Que Deus te use mais e mais para sua glória

Erasmo Carlos Nogueira Santiago disse...

Ótimo material Darlene!

Unknown disse...

Deus é bom mesmo.

Postar um comentário