"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Eu Sou a Luz do Mundo

Série “EU SOU”
Eu sou a Luz do mundo
Textos: Lucas 18:35-40; Marcos 10:46-52
Versículo para Memorizar: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).
Objetivos:
  • Que a criança não salva entenda que somente Jesus que é a Luz do mundo pode arrancá-la das trevas do pecado.
  • Que a criança salva saiba que Jesus tem poder para resolver qualquer problema.
Introdução: Você conhece alguém que é cego? (participação das crianças). Vamos fechar os nossos olhos agora e tentar andar pela sala. É muito ruim não enxergar não é verdade? A Bíblia nos conta a história de um homem que era cego.

Cartaz 1 – O nome desse cego era Bartimeu. Ele morava na cidade de Jericó. A cidade de Jericó era conhecida como a “cidades das palmeiras” e ficava situada ao pé da subida de Jerusalém. Todos os dias, Bartimeu ficava assentado pedindo esmola porque ele era mendigo. Pobre Bartimeu, não tinha nenhuma profissão porque não podia trabalhar por causa de sua cegueira. Provavelmente algum amigo o levava todos os dias para o mesmo local para mendigar. A vida para ele não era nada fácil. Posso imaginar que às vezes alguém depositava alguma moeda e outra vez ele não recebia nada. Provavelmente no seu coração ele pensava que como seria maravilhoso poder enxergar, ter um trabalho e andar pelas ruas. Um cego não pode ver quando tem uma sujeira na sua roupa porque nos seus olhos só existe escuridão. Que grande problema!
Nós também temos um grande problema. Esse problema chama-se pecado. Eu e você vivemos nas trevas da escuridão do pecado. O pecado nos deixa separado de Deus. Talvez você esteja perguntando o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, falamos ou pensamos que não agrada a Deus. Vamos citar alguns exemplos de pecados: Mentir, desobedecer, bater em alguém, roubar e muitas outras coisas. O pecado entrou no mundo quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, e por isso toda pessoa que nasce, já nasce pecador. A Bíblia nos diz: “E os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” (João 3:19). Há um castigo para o pecado – a morte eterna.
Eu e você temos o problema do pecado que é pior do que a cegueira do cego. Na verdade, Bartimeu tinha dois problemas: A cegueira física e a cegueira espiritual.

Cartaz 2 – Aconteceu que num certo dia, Jesus e seus discípulos estavam entrando na cidade de Jericó. Uma grande multidão os acompanhava. Bartimeu ouviu um barulho de muitas pessoas conversando e falando alto. O que será que estava acontecendo? Ele pensava. Então ele perguntou alguém e anunciaram-lhe que Jesus estava passando na cidade. Certamente, ele já tinha ouvido falar de Jesus, porque naquele momento começo a clamar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim” (Lucas 18:38). E as pessoas que iam na frente o repreendiam dizendo para ele parar de gritar. Bartimeu entretanto, não se calou e gritava mais: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”. Então, Jesus parou e mandou-lhe que lhe trouxesse. O Senhor Jesus, sendo o próprio Deus e a própria Luz conhecia e amava Bartimeu.
Ele também ama você e te conhece. Ele sabe o que você está pensando agora e conhece o que você está enfrentando nesse momento. A Bíblia diz: “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou” Efésios 2:4. Que grande amor de Deus o Criador. Você sabia que foi Ele quem te criou de maneira bem especial? Ele criou o mundo e tudo o que nele há como o sol, as estrelas, o mar, os animais. O Senhor também criou o Céu para seus filhos. Deus é perfeito e te ama muito.
Ele também amava Bartimeu e conhecia seu problema. Quando Bartimeu ouviu que Jesus o chamava, jogou a sua capa e levantou-se de um salto foi ao encontro de Jesus.

Cartaz 3 – Então Jesus lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” Naquele momento Bartimeu com o coração cheio de fé, respondeu dizendo que queria voltar a enxergar.
Somente Jesus poderia resolver o problema daquele homem porque Ele é a luz do mundo. E como o Filho perfeito de Deus, só Ele pode resolver o problema do nosso pecado. Foi o próprio Senhor Jesus que disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12). Para que eu e você pudéssemos ter a luz da vida, foi necessário Jesus derramar seu sangue numa cruz. Ele carregou os nossos pecados. O que Jesus fez por você foi a maior prova do amor de Deus. Ele morreu por você! E depois que Ele morreu, colocaram seu corpo num túmulo, mas ao terceiro dia ressuscitou dentre os mortos. “Que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Coríntios 15:3-4).
E como a Luz do mundo, o Senhor pode resolver o nosso problema do pecado e problema da cegueira de Bartimeu.

Cartaz 4 - Então Jesus lhe disse: “Recupere a tua vista; a tua fé te salvou”.

Clímax: Imediatamente Bartimeu tornou a ver. Sim, Jesus a Luz do mundo resolveu os dois problemas do Bartimeu. Sua cegueira física e espiritual quando disse a tua fé te salvou.

Conclusão: E você sabe qual foi o primeiro rosto que Bartimeu viu? O rosto de Jesus. Que privilegio e alegria ele deve ter sentido. Tenho certeza que jamais ele esqueceria esse dia. Agora Bartimeu seguia a Jesus glorificando a Deus. E todas as pessoas que viram esse milagre, davam louvores a Deus.
Se você tem Jesus como Salvador saiba que Ele tem poder para resolver qualquer problema seja ele qual for. Talvez você esteja enfrentando alguma situação difícil na sua família, como por exemplo, alguém doente ou até mesmo seu pai esteja desempregado. Lembre-se que Jesus se importa com esse problema assim como ele se importou com o problema de Bartimeu. Então ore ao Senhor e peça ajuda. Você não está sozinho.

Convite: O principal problema que Jesus resolveu na vida de Bartimeu foi a sua cegueira espiritual. E Jesus quer resolveu também o seu problema do pecado. Você reconhece que tem pecado contra Deus? Você gostaria que a Luz do mundo venha viver em sua vida para que você possa andar na luz? Lembre-se do que Jesus falou:
“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andarás nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (João 8:12).




Texto: Darlene Alencar Oliveira
Ilustração: Sérgio Cavalcante
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa
Coloração: Alan Emmanuel Oliveira dos Santos


2 comentários:

Cilena disse...

Darlene, que trabalho lindo seu e dos artistas.
Já baixei para usar.
Deus continue abençoando vc e sua turma de apoiadores.
Abraço

Anônimo disse...

lindo

Postar um comentário