"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Eu Sou a Videira Verdadeira


Série "EU SOU"
Eu sou a Videira Verdadeira
Textos: João 15:1-16; Mateus 21:28-30
Versículo para Memorizar: “Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o agricultor” (João 15:1).
Objetivos:
Que a criança não salva reconheça que precisa confiar em Jesus como Salvador.
Que a criança salva compreenda que somente vivendo em plena dependência de Deus, Ele produzirá os frutos da salvação.
  • Ensino Principal: Viva na dependência de Cristo para produzir frutos
Introdução: (Professor pode levar cachos de uvas para mostrar para as crianças). Você sabe o que é uma videira? Videira é uma planta que produz uvas. A videira é uma planta trepadeira, ou seja, ela se agarra em alguma coisa para crescer. A uva é uma fruta bem pequena, cheia de suco de casca fina com pequenas sementes. O Senhor Jesus usou a imagem da videira para referir-se a si mesmo. Ele disse: “Eu sou a videira verdadeira”.

Cartaz 1 -  A Bíblia contém verdades profundas acerca da vida cristã. O Senhor Jesus utilizou ilustrações simples para nos ensinar algumas dessas verdades. Quando uma pessoa aceita Jesus como Salvador, precisa ficar unido com Ele para produzir frutos. Ele é a videira e nós somos seus ramos. Quem estiver unido com Jesus viverá uma vida cheia de frutos, porque sem Ele não podemos fazer nada.
Quando produzimos frutos para o Senhor, Deus é glorificado em nossas vidas. Se você já é um salvo Viva na dependência de Cristo para produzir frutos. Quais são os frutos que podemos produzir em nossas vidas? A Bíblia fala do fruto do Espírito. Esse fruto surge quando ficamos ligados em Jesus, e esse fruto é: Amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. (Gálatas 5:22-23). Você pode ser bondoso com alguém, mostrar alegria ao realizar uma tarefa, sê fiel a Deus, ter paciência quando alguém te perturbar. Veja o que diz João 15:5: “Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”.
Se você já é um salvo Viva na dependência de Cristo para produzir frutos. Como filhos de Deus temos a responsabilidade de produzir bons frutos.

Cartaz 2 – Para produzirmos frutos precisamos tomar uma posição de depender totalmente do Senhor e obedecer a Sua Palavra. Jesus contou uma história sobre obediência.
Certo homem tinha dois filhos. Ele foi falar com o mais velho e disse:
- Filho, hoje você vai trabalhar na minha plantação de uvas. Ele respondeu:
- Sim senhor; porém não foi.
Dirigindo-se ao segundo deu a mesma ordem. O filho respondeu dizendo que não queria; mas depois arrependido foi. Qual deles fez o que o pai tinha ordenado? Perguntou Jesus as pessoas que estavam lhes ouvindo, e elas responderam:
- O filho mais novo.
O Senhor Jesus disse: “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem de Deus no reino de Deus” (Mateus 21:28-31). O que Jesus estava dizendo era que essas pessoas pecadoras creram e se arrependeram de seus pecados.
A Bíblia diz que todos nós nascemos no pecado. O pecado é terrível! É sempre contra o nosso Deus. Pecado é tudo aquilo que faço, falo e penso que desagrada a Deus. Por exemplo: mentir, olhar a prova do colega, roubar, odiar alguém, bater à porta com forças e muitas outras coisas. Todavia, Deus nos amou tanto que enviou do Céu o Seu Filho Perfeito o Senhor Jesus. Ele veio morrer numa cruz para nos salvar. Ele era o único que poderia derramar seu sangue para a remissão dos nossos pecados (Hebreus 9:22b). Ele carregou sobre si todos os nossos pecados. E pelo poder do nosso Deus, Jesus ressuscitou. Somente um amor tão grande como do Criador de todas as coisas, por cada um de nós foi capaz de enviar seu único Filho. A Palavra de Deus nos diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Você que ainda não creu em Jesus pode crer e se arrepender de seus pecadores.
Nós somos pecadores e aquelas pessoas também eram e se arrependeram.

Cartaz 3 – Quando alguém recebe Jesus como Salvador, e permanece na videira produzirá muitos frutos.
E se você é uma criança salva Viva na dependência de Cristo para produzir frutos. Ao produzirmos frutos para o Senhor receberemos benção de grande valor para nossa vida espiritual. Veremos três coisas de grandes valores:

1. Comunhão íntima com Deus a ponto de vermos nossas orações respondidas. “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerdes em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito” (João 15:7). Que maravilhosa promessa de que Deus responde as nossas orações segundo a Sua vontade.

2. Deus é glorificado em nós quando produzimos frutos e assim mostra que somos seus discípulos. “Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15:8).

3. Ao produzir frutos temos alegria verdadeira. “Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo” (João 15:11). Somente Jesus pode dar alegria completa e verdadeira.

Se você é uma criança salva Viva na dependência de Cristo para produzir frutos. Peça ao Senhor para te ajudar e assim você terá essas bênçãos de grande valor.

Cartaz 4 – Para produzirmos frutos da salvação precisamos sermos verdadeiros ramos frutíferos. Uma vez salvos, temos o dever de permanecer unidos com Cristo, para que Ele produza em nós os frutos da salvação. Se você é uma criança que já tem Jesus como Salvador, Viva na dependência de Cristo para produzir frutos.
Gostaria de compartilhar algumas maneiras práticas para ajudar você a produzir bons frutos.
  • ·         Ore, leia e medite na Palavra de Deus
  • ·         Fale de Jesus para seus amigos e seus familiares.
  • ·         Ajude alguém que está precisando. Quem sabe uma visita ou enviar uma cartinha para alguém dizendo que está orando.
  • ·         Vá a Igreja para adorar ao Senhor e aprender mais da Sua Palavra.

Jesus é a nossa árvore boa, Ele é a videira verdadeira. Você está ligado a Ele? Senão peça perdão e volte para o Senhor agora mesmo. Quem não ficar unido com Jesus será jogado fora e secará, será como ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde serão queimados.

Clímax: Você gostaria de ter uma vida alegre, abundante e frutífera? O segredo é permanecer unido com Jesus.

Conclusão: Em Jesus temos tudo o que precisamos para produzirmos bons frutos. Jesus nos escolheu para produzirmos frutos a fim de que tudo quanto pedirmos ao Pai em seu nome, receberemos (João 15:16).

Convite: Você que não confiou ainda em Jesus como seu Salvador, saiba que Ele te ama muito e deseja que você tenha uma vida plena com Ele. Você sabe que tem pecados e que está afastada de Deus? Você quer fazer parte da família de Deus?
A Bíblia diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem em seu nome” (João 1:12).




Texto: Darlene Alencar Oliveira
Ilustração: Sérgio Cavalcante
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa


1 comentários:

Vandyrene disse...

Maravilha!!! 🙏🏼 Que muitas crianças sejam salvas por meio desta lição. E as salvas edificadas. A nosso Deus toda glória.

Postar um comentário