"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Festas Juninas - Não se Engane


Festas Juninas – Não se Engane
Textos: Lucas 1:5-25; Deuteronômio 6:13; 1 Coríntios 11:17-34; 1 Timóteo 2:5;
Objetivos do Ensino:
Criança não salva: Que a criança reconheça que tem pecados e creia que somente Jesus que morreu em seu lugar, pode salvá-la da condenação eterna.
Criança salva: Que a criança entenda a importância de adorar somente a Deus sendo luz nesse mundo.
Versículo para Memorizar: "Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito:Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele darás culto" Lucas 4:8.

Introdução: Elise e Mateus chegaram em casa bem animados porque sua professora da escola falou para eles sobre as preparações para as festas juninas. Todas as crianças estavam comentando sobre isso. Tanto Elise como Mateus nasceram num lar cristão e estavam com muitas dúvidas sobre essas festas. Eles queriam muito conversar com seus pais sobre isso.
E você tem dúvidas também? Você sabe o significado dessas festas?

Cartaz 1- As festas juninas surgiram há muito tempo atrás no Continente Europeu como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra e às boas colheitas. Era realizada sempre no dia 24 de junho. Devido a grande influência da Igreja Católica no continente Europeu, as festas juninas foram cristianizadas na Idade Média pela igreja Católica. Foram os portugueses que trouxeram essas festas para o Brasil.  Para a igreja Católica o dia 24 de junho é o dia do nascimento de João Batista o qual eles o chamam de São João. Entretanto, em nenhuma passagem da Bíblia, Deus menciona ou ordena que devemos fazer festas em homenagem a profetas, apóstolos ou algum servo do Senhor. A Bíblia também não faz referência ao dia exato do nascimento de João Batista.

Cartaz 2 - Quem era João Batista? A Palavra de Deus nos diz que seu nascimento foi de uma maneira maravilhosa. Zacarias e Isabel eram um casal piedoso. Ambos amavam a Deus e eram irrepreensíveis em sua conduta. Isabel era estéril, sendo eles já velhos. Provavelmente sua única tristeza era o fato de não terem filhos.

Cartaz 3 - Certo dia, em seu turno de serviço no templo, apareceu um anjo do Senhor, em pé, à direita do alto do incenso. Quando Zacarias viu o anjo ficou com muito medo. O anjo disse para Zacarias não ficar com medo. “...não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João” (Lucas 1:13).  O anjo Gabriel instruiu a Zacarias a chamar seu filho de João e a consagrar o menino a Deus como nazireu (Números 6:1-21) por toda a sua vida. A criança seria destacada pelas qualidades de profeta precursor do Senhor e seria cheia do Espírito Santo. A incredulidade de Zacarias o deixou mudo. O anjo disse que ele ficaria assim até que esse acontecimento se realizasse.
Cartaz 4 - A Bíblia diz que Isabel concebeu e no tempo como o Senhor havia dito ela deu à luz a João. “Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lucas 1:37).
Portanto, João Batista (sobrenome acrescentado porque ele batizava) não era uma pessoa que merecia ou teria o direito de ser adorado.
Vejamos suas palavras acerca do Senhor Jesus no Evangelho de João 1:26-27:
“Eu batizo com água; mas, no meio de vós, está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias”.
A Palavra do Senhor diz também que devemos adorar somente a Deus.(Deuteronômio 6:13). Com certeza João Batista jamais iria querer que alguém o adorasse ou fizesse uma homenagem para ele.

Cartaz 5 - Nas festas juninas, eles comemoram também a dia de Santo Antônio que é no dia 13 e no dia 29 São Pedro.
Para eles, os termos “São ou Santo” atribuídos a alguém, dá a essa pessoa o direito de ser adorado e reverenciado.
A Igreja Católica ensina que o “Santo Antônio” pode ajudar as pessoas conseguirem um casamento. Em nenhuma parte da Bíblia fala sobre isso.
E quanto a “São Pedro”? Quem foi afinal?
Pedro foi um dos apóstolos do Senhor Jesus. Inspirada pelo Espírito Santo ele escreveu duas cartas 1 e 2 Pedro que estão no Novo Testamento. O desejo de Pedro era glorificar a Deus quer por meio da sua vida, quer por meio da sua morte. Diz a tradição que Pedro foi crucificado, mas que pediu para ser colocado de cabeça para baixo na cruz, pois não era digno de morrer como o Senhor Jesus tinha morrido.
A festa de “São Pedro” é uma das mais comemoradas entre as festas juninas. Para a religião Católica comemora a morte de “São Pedro”.
Em nenhuma parte das Escrituras encontraremos orientações para comemorar a morte de alguma pessoa ou adorá-la. As Escrituras nos dão orientações quanto à celebração da Ceia do Senhor.  ( 1 Coríntios 11:17-34).  A Ceia do Senhor é para lembrar que Cristo morreu pelos nossos pecados, Ele foi o nosso substituto, quitando uma dívida que jamais poderíamos pagar.

Cartaz 6 - E talvez você esteja pensando quanto a fogueira.
A questão da fogueira na Antiga Europa era devido a época do frio. Realmente na Europa o frio é intenso nesse período.  No entanto a religião Católica ensina que Isabel combinou com Maria que faria uma grande fogueira para que Maria, ao ver a fumaça, soubesse que o seu bebê tinha nascido. Assim estaria comunicando a boa nova. Em nenhuma parte da Bíblia encontramos esse relato.
A festa junina está ligada à veneração e, por isso, é idolatria. O Senhor não aprova a idolatria. Idolatria é pecado contra o Deus. O pecado é algo muito sério e o castigo para o pecado é a morte – a condenação eterna longe de Deus para sempre (Romanos 6:23). Todos nós nascemos com a inclinação para fazer tudo do nosso jeito e não do jeito que Deus quer. Deus na sua infinita misericórdia e por causa do seu grande amor para conosco, enviou do céu o Senhor Jesus, Seu Filho Perfeito. Ele de boa vontade morreu na cruz derramando sangue para que pudéssemos ter os pecados perdoados. (1 João 1:7). Ele tomou o nosso castigo. Ele pagou um alto preço para que eu e você pudéssemos um dia morar no céu para sempre. Ele viveu novamente. Jesus venceu a morte (1 Coríntios 15:3-4).
E se você conhece a Jesus como seu Salvador não deve participar dessa idolatria que Deus abomina.

Cartaz 7 - E pode ser que sua professora te chame para dançar na quadrilha. Saiba que a quadrilha tem sua origem francesa de uma dança de salão “Quadrile” e veio para o Brasil no século XIX.
Antigamente colocava um homem e uma mulher representando o homem do campo (matuto) como sendo um pobre miserável, com dentes podres, roupas rasgadas e sapatos furados. Porém hoje as quadrilhas são diferentes, eles se vestem de uma maneira elegantes e até participam de concursos.
Se você tem Jesus como Salvador saiba que Deus te chamou para ser “Luz” do mundo e não para imitá-lo. Vejamos o que diz Mateus 5:14: “Vós sois a luz do mundo”. Significa que você deve deixar Jesus brilhar através de você fazendo o que agrada a Deus e adorando somente a Ele.

Será que Deus se agradaria de tais festividades, quando sabemos que elas vão contra o que Ele diz em sua santa Palavra?
Normalmente as pessoas que participam destas comemorações imaginam que estes santos podem interceder por eles, mas sabemos que eles não podem fazer nada por ninguém, Pedro e João foram discípulos obedientes a palavra de Jesus, mas eles não podem intermediar por ninguém, porque esta missão foi dada para Jesus "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1 Timóteo 2:5).
Desafio: Se você tem Jesus como seu Salvador lembre-se que você deve adorar somente a Deus sendo luz nesse mundo. O que diz o versículo que memorizamos? “Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto” (Lucas 4:8). Pode ser que na escola sua professora te convide para você participar dançando na quadrilha. Se isso acontecer peça a Deus força e coragem para dizer “NÃO” a esse tipo de festa que proclama a idolatria.
Convite: E você que está aqui e nunca confiou em Jesus como Salvador. Ele deseja te libertar da escravidão do pecado. Você aprendeu hoje que tem pecados e que o pecado te afasta de Deus. Lembre-se que o Senhor morreu e ressuscitou por você. A Bíblia diz: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13).








Texto: Darlene Alencar Oliveira
Revisão: Francisca Vandyrene de Sousa
Ilustrações: Pieter Bruegel, Freepik e Free Bible Images

0 comentários:

Postar um comentário