"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Os Dinossauros


Introdução:

A palavra dinossauro significa “Lagarto terrível”, esses animais não eram lagartos e sim répteis, com uma postura ereta distinta não encontrada nos lagartos.

Em que dia Deus criou os dinossauros?
Deus criou os dinossauros e o homem no mesmo dia. Os evolucionistas declaram que jamais o homem poderia viver ao lado dos dinossauros. A Bíblia, entretanto, deixa claro que eles viveram no mesmo tempo que o homem.

O Senhor Deus criou os animais no sexto dia da semana da criação. Veja o que diz a Bíblia nos versículos 24 e 26 do capítulo 1 de Gênesis:

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.


A ordem de Deus era que tanto o homem como os animais comessem ervas e frutas. No Início da criação não havia comedores de carne. Além disso, não havia morte.

“E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi”. Gênesis 1:29-30.

Depois que Adão pecou contra Deus, animais e pessoas começaram a morrer. Um mundo que antes era maravilhoso agora passou a sofrer por causa do pecado. O pecado é terrível porque é sempre contra Deus. No entanto uma esperança foi dado em Gênesis 3:15, onde haveria uma forma do homem voltar para Deus. Era a promessa do Salvador, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

A palavra “dinossauro” não se encontra nas Escrituras porque a Bíblia foi escrita antes que a palavra dinossauro fosse inventada. Entretanto no livro de Jó 40:15-19 nos diz o seguinte:

“Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi.
Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre.
Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada”.


Além de mencionar estes répteis gigantes quase trinta vezes no Antigo Testamento, a Bíblia descreve algumas criaturas de tal modo que alguns estudiosos acreditam que os escritores poderiam estar descrevendo dinossauros. Beemote é descrita como a mais poderosa de todas as criaturas de Deus, um gigante cuja cauda é comparada à árvore de cedro. Alguns estudiosos tentaram identificar Beemote como um elefante ou hipopótamo. Outros dizem que tanto elefantes quanto hipopótamos têm caudas muito finas, nada que se possa comparar ao cedro. O dinossauro como o Braquiossauro, tinha cauda enorme que poderia facilmente ser comparadas à árvore do cedro.

Será que os dinossauros entraram na arca?

Em Gênesis 7:14-16 nos diz: “Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade.
E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca.
E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro”.


Não houve exceções, portanto os dinossauros devem ter ido à arca. Embora que a arca tivesse bastante espaço, provavelmente Deus tenha enviado dinossauros jovens adultos. Geralmente observamos as ilustrações da arca de Noé com grandes animais cuja cabeça fica para fora da arca. Certamente que levando um casal de filhotes à tarefa seria muito mais fácil especialmente quanto à alimentação dos animais. Evidentemente a Bíblia não fala detalhadamente que animais entraram na arca, subtende-se que as espécies básicas. Um casal de filhotes de dinossauros, poderia ser facilmente transportado em uma pequena gaiola de pouco mais de um metro.

Porque os dinossauros foram extintos?

Na época do dilúvio, todos os animais terrestres que ficaram fora da Arca morreram, mas os representantes de todos os tipos que sobreviveram na Arca viveram no novo mundo muito diferente do de antes do dilúvio.

1. Os animais eram obrigados a competir por comida porque não era mais abundante.

2. Homens matando por comida e até por diversão.

3. Eventos catastróficos

4. A destruição de seu habitat, muitas espécies desapareceram.

Na verdade, vários animais se extinguiam a cada ano. A extinção parece ser uma regra na história da Terra e não a formação de novos tipos de animais como diz os evolucionistas.

“Os dinossauros podem nos lembrar de que Deus julgou a rebelião na época de Noé destruindo o mundo perverso com água, resultando na morte de milhões de criaturas. A Bíblia nos ensina que Ele julgará o mundo novamente, mas desta vez com fogo: “Virá, entretanto, como ladrão, o dia do Senhor, no qual os céus passarão como estrepitoso estrondo e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” 2 Pedro 3:10”.
 (Dinossauro e a Bíblia – Ken Ham)

Darlene Alencar (Foto em Serra Negra - São Paulo em 2011 no Congresso da APEC)

7 comentários:

Silgene disse...

Amei, obrigada Dadá

Brunno Santiago disse...

Muuuuuito bom. Obrigado.

Linda Rocha Sousa disse...

Show tava em cartaz um filme infantil de dinossauro, por isso esse assunto voltou, mas muito bom amo estes assuntos

Linda Rocha Sousa disse...

Show tava em cartaz um filme infantil de dinossauro, por isso esse assunto voltou, mas muito bom amo estes assuntos

apascenta meus cordeirinhos disse...

Amiga que maravilha!
Obrigada pelas informações e pela dica de estimular as crianças na curiosidade sobre os dinossauros e assim mostrar sempre a Gloria e a criação do nosso Deus!

Renato Santos Guiana disse...

Ótimo. Muito obrigado.

Bezerra disse...

Muito bom Darlene, bem explicado. Outra coisa também, no início de Gênesis é dito que Deus colocou uma grande quantidade de água no firmamento. Quando houve o dilúvio, essas águas caíram sobre a terra em profusão; então isso contribuiu para que agora essa água que antes servia como um grande filtro solar, impedindo que os raios ultra violeta penetrassem com intensidade na terra agora deixasse a terra exposta com mais intensidade aos raios solares. De forma que tantos as pessoas e animais, depois do dilúvio ficaram expostos a esses raios, e consequentemente seus anos de vida diminuíram. A maioria dos répteis crescem durante todo o tempo de vida deles. Depois do dilúvio passando a viver menos tempo não tinham mais como atingir as proporções gigantescas de antes. Li essa explicação uma vez no livro "Deus revelado nos contextos linguístico, geográfico e cultural", e achei também interessante.

Postar um comentário