"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

terça-feira, 12 de maio de 2015

O Deus Que Vê


“Ouvindo Deus o seu gemido... e atentou para a sua condição.”
Êxodo 2:24-25.

Nesses dias enquanto fazia meu devocional observei várias passagens da Bíblia onde mostra o conforto de que Deus conhece o sofrimento e está atento ao nosso gemido. O Deus que atentou para a condição do seu povo no Egito é o mesmo que vê nossas lutas, nossos gemidos e sente nossas tristezas.
O que mais me chamou atenção foi a história de Agar que revela claramente o cuidado demonstrado por Deus em seu tempo de necessidade.
Como serva de Sara, Agar fugiu de sua senhora porque havia sido humilhada. Sua fuga era compreensível, porém não aceitável aos olhos de Deus. Sua experiência no deserto colocou-a diante de um Deus misericordioso, cuidadoso e amoroso.
O Senhor viu a aflição de Agar no deserto e ela aprendeu que Ele é um Deus pessoal, que se preocupa com os oprimidos. “Porque o SENHOR te acudiu na tua aflição” Gênesis 16:11.

O anjo do Senhor disse a Agar para retornar e ser submissa a sua senhora. Como deve ter sido difícil para Agar ouvir essas palavras.
Ela voltou e submeteu a Sara. Certamente ela pediu perdão por desprezar sua senhora, ter sido audaciosa e fugido. Talvez, como eu, você esteja pensando como Agar encontrou coragem para retornar. O próprio Deus deu-lhe força para fazer o que era correto. “Agar disse: Tu és o Deus que vê” Gênesis 16:3. Ela colocou sua confiança em Deus.
Como Agar, também recebemos forças de Deus em meio as provações que enfrentamos no nosso viver diário. Somente Ele nos concede segurança, conforto, esperança e Sua Presença. Não estamos sozinhos.

Muitas vezes tomamos decisões precipitadas ao tentarmos controlar nossas próprias ações ou até mesmo fugirmos de certas situações. Quando agimos assim, podemos ter certeza que só encontraremos mais problemas à frente. A história de Agar nos lembra o quanto Deus é soberano, amoroso e é o Deus que vê.

Darlene Alencar

2 comentários:

Unknown disse...

Amém! Amei o texto. Gosto muito dessa passagem. Que Deus continue a te abençoar sempre, pois assim continuaremos a ser abençoados através dessas leituras.

Anônimo disse...

Adorei seu devocional. Joyce EBEC IFBCV.

Postar um comentário