"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

O Verdadeiro Sentido do Natal

Textos: Lucas 1:26-38; Mateus 1:18-25
Versículo para Memorizar: "Ela dará à luz a um filho e lhe porá o nome de Jesus, por que ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21)
Objetivo: Ensinar a criança sobre o Verdadeiro sentido do Natal através de três verdades fundamentais.

INTRODUÇÃO:
Quantos de vocês gostam da época do Natal? Porque? (espere resposta).  Você sabia que compras, divertimentos, Papai Noel, árvores, presentes e outras lendas encobrem o verdadeiro sentido do Natal? Com a finalidade de tirar proveito da história do Natal, as pessoas estão mudando o seu verdadeiro sentido.  O foco do natal é o Senhor Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus.  A história verdadeira do Natal se revela em três verdades fundamentais.
 A FIDELIDADE DE DEUS:
Como Deus revela Sua Fidelidade na história do Natal? Primeiramente cumprindo sua promessa feita no jardim do Éden.
Quando Adão e Eva pecaram contra nosso Deus, o Senhor prometeu enviar um Salvador para pagar pelos seus pecados.  Você sabe o que é pecado? É desobedecer às leis de Deus.  É também tudo aquilo que você faz, pensa e diz que não agrada a Deus. Quando você mente ou fica com raiva de seus pais, pensa mal de alguém – é pecado.  A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23)
Você é pecador e o seu pecado tem quer ser castigado. Deus enviou o Salvador para pagar pelos teus pecados. Deus é fiel, isto quer dizer que Ele cumpre o que promete. 
Deuteronômio 7:9 diz: “Saberás, pois, que o SENHOR, teu Deus, e Deus, o Deus fiel...”. Algumas vezes fazermos promessas e não as cumprimos, mas o nosso Deus não esquece. Ele sempre cumpre com Sua palavra. A história do Natal revela outra verdade:
       O PODER DE DEUS:
Como Deus demonstra o Seu Poder por meio da história do natal? Controlando todos os detalhes relacionados à chegada do Seu Filho ao mundo.
Deus enviou o Seu anjo Gabriel a uma jovem chamada Maria que morava na cidade de Nazaré. O anjo disse: “Que a paz esteja com você Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está contigo.” (Lucas 1:28) Maria quando ouviu o anjo ficou com medo. Então o anjo continuou: “Não tenha medo Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida e dará luz a um filho e colocará nele o nome de Jesus. Mas como? Maria não conseguia entender? Maria estava noiva de José. 

O anjo explicou que o Espírito Santo viria sobre ela, e o poder do altíssimo a envolveria com a sua sombra.  Por isso o menino seria chamado de santo e Filho de Deus. Pensando ainda nesses acontecimentos, Maria recebeu uma notícia maravilhosa, pois o anjo falou: “Tua parente Isabel está grávida, mesmo sendo idosa, porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.”

Deus demonstra Seu poder por meio da história do Natal fazendo Cristo nascer de uma virgem e preparando o mundo para receber o Salvador.  A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo...(João 3:16) Deus ama você e te criou de uma maneira maravilhosa.  Deus criou tudo o que há neste mundo, o ar, a terra, as plantas, os animais e até o céu sobre as nossas cabeças. Deus é Santo e nunca fez nada de errado. E Ele demonstra Seu poder por meio da história do Natal.  A história do Natal também revela:
 A Salvação de Deus:
      Como? Dando esperança de perdão de pecados.  Ela dará á luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21).
Quando Maria deu à luz a criança fez como o anjo dissera, deu-lhe o nome de Jesus que significa “Salvador”.  Ela enrolou-o em tiras de pano e o colocou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na estalagem.  O Senhor Jesus, o Filho de Deus perfeito deixou as riquezas do Céu para vir a terra.  Ele nasceu para ser o seu Salvador.  Jesus cresceu e viveu uma vida normal como você e eu, mas Ele nunca pecou.  Certo dia homens maus o pregaram numa cruz para pagar pelos nossos pecados.  Ele derramou o seu precioso sangue na Cruz do Calvário porque a Bíblia diz: “...E sem derramamento de sangue não remissão de pecados.” (Hebreus9:22b). Depois de morto o colocaram num túmulo, mas ao terceiro dia, ressuscitou dos mortos. Jesus está vivo e está assentado à direita do trono de Deus.
Jesus veio trazer esperança de salvação para todos os povos, inclusive as crianças.  No mundo há pessoas de todas as raças e nacionalidades.  Todas essas pessoas têm uma mesma necessidade: precisam das Boas Novas que são para todos os povos. 
 A verdadeira história do Natal é a história da Fidelidade de Deus, do Seu poder da Sua salvação.
Desafio:
Você que já é um salvo lembre-se que Deus é Fiel e tem um propósito para tua vida.  Não deixe que outras coisas tirem o foco do verdadeiro sentido do Natal que é o Senhor Jesus.  Durante essa época do Natal lembre-se dessas três verdades fundamentais.  Agradeça ao Senhor porque Ele é fiel, é Poderoso e é o Salvador.

Convite:
O Senhor Jesus veio para salvar você do seu pecado, Ele quer perdoar os teus pecados e fazer de você um filho dEle.  Ele já pagou o preço derramando o Seu sangue e levando sobre Si todo o nosso castigo. A notícia boa é que Ele vive eternamente e tem o poder de te salvar. A Bíblia diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo" (Atos 16:31).
(Faça o convite conforme o Espírito Santo dirigir você)

Autora: Darlene Alencar Oliveira
Fonte: Pregação do Pr. Jenuan Silva Lira (Usado com permissão)

5 comentários:

Finlândia disse...

Que lindo! Que Deus continue te usando de modo tão especial para falar dEle tanto para nós professores como para as crianças!

Elizabeth disse...

Gostei muito! Parabéns Darlene e obrigada por compartilhar.

Unknown disse...

Gostei muito. Deus lhe abençoe sempre com belas histórias.

Unknown disse...

Que bênção, Darlene! O Senhor te abençoe cada vez mais.

Unknown disse...

Obg.Darlene,suas postagens tem me auxiliado no ensino das crianças. Continue postando. Bjs

Postar um comentário