"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

quarta-feira, 5 de março de 2014

A Viúva de Naim

Lucas 7:11-17
Ela caminhava com uma grande angústia no coração.  Agora estava sozinha e desamparada.  Antes já sentira a mesma dor, já tinha feito o mesmo caminho, com as mesmas lágrimas, mesmo desespero. Agora se aproximava o instante de enterrar sua última esperança, seu único filho.
 Os moradores da cidade ficaram comovidos ao tomar conhecimento daquela tragédia que se desenhava. Logo se juntou muita gente, abalada pela morte do filho da viúva, ainda mais tocada por seu próprio destino que se revelava entristecedor.  
Naquele momento histórico, a condição de viúva era muito dura em Israel. A partir daquela ocasião, ela teria que sobreviver dependendo da ajuda, por não dizer esmola, de amigos, caso os tivesse.
A Bíblia não menciona o nome dessa mulher e é só no evangelho de Lucas que conta sua história.  Ela é conhecida como a Viúva de Naim.   Essa cidade estava situada no sudoeste de Nazaré.  Atualmente Naim é uma pequena cidade edificada sobre os escombros da aldeia que existiu.
Jesus percorreu trinta e oito Km, vindo de Cafarnaum, onde curou o escravo de um centurião. Ele pôde chegar a Naim à tarde, horário em que normalmente se realizavam os funerais.  Quando se aproximava da porta da cidade, Ele viu o enterro do jovem e uma grande multidão que acompanhava a mãe do rapaz.
Qualquer um podia imaginar o sofrimento daquela mulher porque com a morte de seu filho, esta viúva sofrida, além do sofrimento da separação pela morte de sua família, estava agora sozinha, sem nenhum meio de sustento. A viúva de Naim estava exposta à solidão e à miséria. 

Quando o Eterno Pai se compadece, o milagre acontece. Ninguém pode avaliar o amor e compaixão do Senhor. Em sua infinita soberania, Ele age como quer e onde quer.

A Palavra do Senhor disse que: “Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!”
Note que a mulher não pediu que Jesus fizesse algo por ela, talvez ela nem tivesse conhecimento de quem Ele era.  O Senhor se compadeceu. O motivo não foi outro, senão o próprio amor compassivo de Jesus.  Provavelmente ela tenha ouvido alguém falar a mesma coisa “Não Chores” agora essa expressão era dirigida por Aquele que tem o poder de banir a morte e a tristeza.
“E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o que fora defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o à sua mãe”.
O poder de Cristo fez aquele jovem viver de novo.  E por que Jesus amou aquela viúva, ela teve seu filho de volta a gora estava consolada e amparada.  Posso imaginar a alegria daquela pobre mulher e a sua eterna gratidão para com o Senhor Jesus.
Todos ficaram maravilhados de temor e glorificaram a Deus.  Ninguém podia ficar calado e o enterro 
agora tinha se transformado numa verdadeira celebração.


Lições que aprendemos com essa história:

1  1. Jesus é Aquele que vê a nossa dor.
2  2. Jesus se compadece do nosso sofrimento.
3  3.  Nunca saberemos quantas vezes recebemos um benefício imerecido, devido apenas ao amor de Deus.
4  4.  O Senhor sempre ampara o órfão e a viúva.“Pai dos órfãos e juiz das viúvas e Deus em sua morada”. Salmo 68:5
5  5.  Jesus nunca nos deixa sós: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” Mateus 28:20.

        Darlene Alencar Oliveira

7 comentários:

Anônimo disse...

tão confortante!!! Deus sempre vai está conosco!!! esta é uma verdade que nos ajuda a caminhar confiantemente no Senhor!!! obrigada Senhor!!!
Anizia

Anônimo disse...

Muito bom Darlene!
Me edificou muito!
Saudades
Cyntia

Anônimo disse...

Obrigada, por lembrar de mim com essas mensagens tão edificantes.
Ana Tereza

Anônimo disse...

Linda reflexao! Obrigada por compartilhar, missionaria!
Lana

Pr. Philip disse...

Obrigado, Darlene, pela meditação. Continuamos orando que voce se apegue mais ao Senhor e sinta a Sua mão lhe conduzindo neste momento de sua vida, pois Ele é fiel. Um abraço, Pr. Philip

Anônimo disse...

O Amor que nos vivifica, que nos restaura!
Que Jesus seja sempre contigo, Darlenezinha! Que a Sua glória resplandeça dia após dias sobre ti!
Carol Costa.

Anônimo disse...

O Amor que nos vivifica, que nos restaura!
Que Jesus seja sempre contigo, Darlenezinha! Que a Sua glória resplandeça dia após dias sobre ti!
Carol Costa.

Postar um comentário