"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

domingo, 15 de dezembro de 2013

Monólogo da Mulher Samariana

Ao examinarmos a Bíblia, no evangelho de João capítulo, vemos que Jesus havia deixado a Judéia e se dirigia para a Galileia “mas era-lhe necessário passar por Samaria" (João 4:4). Os judeus rejeitavam os samaritanos mas Jesus os amava e queria dar a eles a salvação eterna.

A decisão dEle de parar junto à fonte de Jacó teve como resultado a salvação da nossa personagem principal - a mulher samaritana - e a de muitas pessoas que moravam em Samaria. Ela morava em Sicar e, á hora sexta (meio dia) caminhava até o poço para apanhar água. Era comum, naquela época, as mulheres mais novas de uma casa, irem buscar água no poço para suprir as necessidades. Geralmente, elas preferiam fazer isto no fim da tarde quando o tempo estava mais fresco. Ao contrário delas, a mulher samaritana estava indo apanhar água, ao meio dia, provavelmente porque ninguém queria andar com ela por causa da sua má conduta.

Podemos imaginar a mulher samaritana se aproximando do poço e ficando surpresa por encontrar ali um judeu e ainda mais por ele falar com ela dizendo... "Dá-me de beber" (João 4:7). Com certeza, ela se surpreendeu, principalmente, por ser uma mulher rejeitada (por fazer parte de um povo rejeitado) e por causa do seu modo de vida.  
Mas Jesus olhou pra aquela mulher e a salvou do seu pecado.  Ela se tornou uma grande evangelista a ponto das pessoas falarem: “E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.  João 4:39-42.
Pensando nessa história que outro dia compartilhei com as crianças na Escola Pública, penso o quanto Deus é misericordioso e nos deu o privilégio de anunciar as Boas Novas para os perdidos.
Improvisei esse monólogo para entender um pouco sobre essa mulher que se tornou uma missionária entre o seu povo.

Gostaria de compartilhar com vocês um pouco da minha vida.
Sou natural de Samaria.  Nós, os samaritanos adoravam no monte Gerizim, onde recebemos permissão de construir um templo ali.
Eu era uma mulher socialmente rejeitada porque levava uma vida que não agradava a Deus. Havia me casado cinco vezes e estava vivendo junta com outro homem sem ser casada.
Geralmente as mulheres iam pegar água de manhã cedo ou ao entardecer, quando a temperatura do sol estava mais fria. Como minha reputação não era boa e para evitar encontrar-me com outras mulheres e ser desprezada, geralmente eu pegava água no poço ao meio dia.
Um dia algo maravilhoso aconteceu comigo.  Quando fui buscar água no poço encontrei-me com um homem judeu que me pediu água. Achei estranho aquele homem falar comigo pelas seguintes razões:
  • 1.      As mulheres eram consideradas muito inferiores aos homens.  Um homem do Oriente Médio jamais falaria com uma mulher em público, mesmo que ela fosse sua esposa, irmã ou mãe. Esse homem me pediu água.
  • 2.      Os judeus não falavam com os samaritanos, pois achavam que eles haviam traído sua fé ao realizarem casamentos com estrangeiros.  Judeus e Samaritanos se odiavam e evitavam qualquer contato.
  • 3.      Nenhum homem respeitável, especialmente um mestre, falaria com uma mulher de má reputação. Eu era socialmente rejeitada.
Ele ignorou todas as barreiras sociais ao conversar comigo, esse homem era Jesus, o Messias prometido que todos aguardavam ansiosamente. Ele me ofereceu água viva e ao beber dessa água me tornei uma nova criatura.
Fui correndo até a minha cidade para dar Boas notícias, a vinda do Messias prometido.
O povo de Samaria também ansiava pela água viva e respondeu com entusiasmo à mensagem de Cristo.
Eu fui a primeira pessoa a proclamar as Boas Novas do Senhor Jesus aos moradores de Samaria.  Antes eu era uma mulher pecadora e imoral, mas pelo encontro com Jesus agora sou uma mulher perdoada, lavada, regenerada e nunca mais senti sede da água viva. Jesus me saciou espiritualmente.

Darlene Alencar Oliveira

Um comentário:

David Johnson disse...

Darlene, esta meditacao esta muito boa e ao alcance das criancas.
Vou lhe sugerir que faca um livrinho com este tipo de meditacao sobre as historias da vida de Jesus ou sobre os evangelhos.
Deus continue a abencoar o seu ministerio com as criancas e para as criancas.
Conceicao Johnson

Postar um comentário