"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A Bíblia Ilustrada Por Ela Mesma


Objetivo: Mostrar o valor da Bíblia e ajudar a criança a amar e obedecer a Palavra de Deus.
Versículo para Memorizar: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti” (Salmos 119:11)
INTRODUÇÃO:
Tenho em minhas mãos um Livro muito especial, é o Livro mais importante do mundo.  Ele é composto na verdade de 66 livros separados e combinados em um só.  Para chegar até nós, a Bíblia teve que vencer muitas batalhas.  Nunca um livro foi tão odiado e perseguido como as Escrituras Sagradas.  Você sabia que muitos tentaram exterminar as cópias da Bíblia queimando-as, outros tentaram desacreditar os seus ensinos e até os sábios deste mundo têm tentado destruir a Bíblia por meios de seus raciocínios?  Mas a Palavra de Deus tem sido vitoriosa em todas essas lutas.  A Bíblia é a mensagem de Deus para nós.  Devemos reconhecer o seu enorme valor.  Ela é ilustrada por ela mesma e essas ilustrações são encontradas na própria Bíblia.  Vamos então conhecê-las?

LÂMPADA: Salmo 119:105

Você sabia que o mundo está sob o domínio das trevas? O que é trevas? É a escuridão, as trevas cegam o s olhos e nos deixam desorientados não é verdade? As pessoas gostam das trevas fazendo coisas que não agradam a Deus.  Mas a Palavra de Deus é luz que nos dá orientação, iluminando o nosso caminho, dando direção a cada passo da nossa vida. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”. Você está andando na luz que as Escrituras fornecem?

PÃO: Mateus 4:4
Quando o Senhor Jesus foi tentado pelo inimigo de Deus, Ele utilizou as Escrituras, o pão que alimenta a nossa alma (Leia Mateus 4:4). A verdadeira vida não é o fruto do bem-estar material, mas sim da Palavra de Deus.  A Bíblia é o trigo que alimenta com algo verdadeiro e fortalece o nosso espírito.

LEITE: I Pedro 1:22-23
A Palavra de Deus é o leite que alimenta a nossa alma. Quais as qualidades deste leite? PURO, SEM MISTURA (Salmo 19:8b). Produz crescimento para a salvação e possui tudo o que precisamos para ter uma vida santa (II Pedro 1:3).  Esse leite é também saboroso  pois adoça a nossa alma e é mais doce até que o mel mais puro (Salmo 19:10).

FOGO: Jeremias 23:29
A comparação com fogo mostra que a Palavra de Deus prova o que é verdadeiro e o que é falso.  Não podemos esconder nada de Deus pois a Bíblia é como fogo que age em nossos corações mostrando o nosso pecado.

MARTELO: Jeremias 23:29
A Palavra de Deus é como um martelo que quebra a rocha da incredulidade e mentira.  Há pessoas com o coração duro como uma pedra, mas a Palavra de Deus despedaça até o mais duro coração.

ESPADA: Hebreus 4:12
A espada é uma arma formada de uma lâmina comprida, estreita e pontiaguda de um ou dois gumes.  Assim é a Palavra de Deus, tem o profundo poder de penetração.  Ela vai até o lugar mais profundo da alma e do espírito, penetra no íntimo das pessoas e julga os desejos e pensamentos do coração delas. É uma arma poderosa de combate nas lutas espirituais.  Efésios 6:17, diz: “Tomai também o capacete da Salvação e Espada do espírito que é a Palavra de Deus.” Estamos em guerra com o diabo e a nossa arma mais importante e essencial é a Bíblia, a Palavra de Deus.

MANUAL: II Timóteo 3:14-16
Este manual Divino nos proporciona ensino completo para o bom funcionamento na vida.  É útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver.  Este Livro também nos habilita para as boas obras para que o servo de Deus esteja completamente pronto e preparado para fazer todo tipo de boas ações.

SEMENTE: Marcos 4:14-14/ Lucas 8:13

Para que serve a semente? (espere resposta). A semente serve para reproduzir.  A Bíblia é como a semente que traz vida em si mesma produzindo fruto para a vida eterna.  A semente é palavra de Deus e Ela torna-se alvo dos ataques do inimigo de Deus.  Satanás não que você criança escute a Palavra de Deus, por isso você e eu precisamos aprender mais da Bíblia e usá-las todos os dias.  Como eu posso fazer isso? Lendo, memorizando e obedecendo para que a semente da palavra de Deus produza frutos em nossas vidas.

CONCLUSÃO:  A Palavra de Deus é um tesouro que temos em nossas mãos. Que valor você tem dado a Ela?

(DESAFIO) Durante essa semana você pode fazer um compromisso de ler a Bíblia pelo menos um capítulo.  Talvez você enfrentará algumas lutas como: preguiça, assistir TV, brincar e outras coisas.  Lembre-se que a Bíblia foi escrita para você.  Deus mandou escrever aquilo que quer que você saiba, entenda, sinta, obedeça e creia. Ore a Deus pedindo forças e lembra do versículo que memorizamos hoje.  Você vai fazer isso? Então na próxima semana iremos compartilhar algo que você aprender da Palavra de Deus.

CONVITE:
E você que ainda não recebeu o Senhor Jesus como seu Salvador, saiba que: “As sagradas letras podem tornar-te sábio para salvação, pela fé em Cristo Jesus.

(Professor apresente o plano da salvação  e faça o convite conforme o Espírito Santo te dirigir)

Autora: Darlene Alencar Oliveira
Fonte: Pregação do Pastor Jenuan Silva Lira (Usado com permissão)

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom,obrigada pela dica,Deus a abençoe .+++ um abraço!

António Je. Batalha disse...

Cheguei ao seu blog e fiquei entusiasmado, pois foi feito com muita graça, e com muito entusiasmo.
Gostei do que vi e li, e achei um blog fantástico, onde se aprende muito.
Sou António Batalha, do blog Peregrino E Servo, se me der a honra de o visitar ficarei grato.
PS. Se desejar faça parte dos meus amigos virtuais,decerto que irei retribuir,
seguindo e divulgando seu blog.
Desejo-lhe muita saúde muita paz e grande felicidade, e também um Feliz-Natal.

Postar um comentário