"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

sábado, 6 de julho de 2013

Partes Iguais

“...Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal será a parte dos que ficaram com a bagagem; receberão partes iguais” I Samuel 30:24

Na distribuição do despojo, Davi foi justo e generoso com aqueles homens que ficaram cuidando das bagagens. Eles não foram à peleja por falta de ânimo ou por não querer ajudar o exército de Davi, mas porque precisavam de forças físicas para seguir adiante. Esses duzentos homens já haviam participado de outras batalhas “e que, de cansados que estavam, não o puderam seguir e ficaram no ribeiro de Besor” (I Samuel 30:21). Também era necessário que alguns ficassem cuidando das bagagens para que não caíssem nas mãos de algum outro inimigo. Eles também estavam expostos ao perigo porque eram poucos e estavam esgotados fisicamente.

Os que foram à peleja com Davi, homens que a Bíblia chama filhos de Belial (perversos) não queriam que repartissem o despojo com os que ficaram. Entretanto Davi era um homem que considerava o SENHOR como doador de sua abundância e lhes disse: “Não farei assim, irmãos meus, com o que nos deu o SENHOR, que nos guardou e entregou às nossas mãos o bando que contra nós vinha” (I Samuel 30:23).

Davi reconhecia que tudo vinha do SENHOR e conhecia também a misericórdia desse grande Deus que ponderava o coração daqueles homens. Então ordenou que fosse repartido o despojo igualmente entre todos e desde aquele dia em diante, foi isso estabelecido por estatuto e direito em Israel.

Pensando nesses homens que ficaram com a bagagem e os que foram à peleja lembro da Obra Missionária que é feita tanto por aqueles que vão como também por aqueles que ficam orando e contribuindo financeiramente.

Recentemente, conversando com uma irmã que gosta de ajudar os missionários, falei pra ela que mesmo que ela nunca vá a nenhum campo missionário, ela também está participando da Obra missionária e que Deus abençoa tantos os que ficam como os que vão e “receberão partes iguais”.

Precisamos sentir a urgência do coração de Deus pelas pessoas que ainda não foram alcançadas com o Evangelho. É necessário levantar um clamor em favor das nações. Oremos para que Deus levante mais pessoas para ficarem com a bagagem e outros para ir à peleja. Os que ficam são aqueles que oram, desafiam pessoas, cuidam das necessidades financeiras, enviam palavras de encorajamento ou até mesmo ligam para os missionários. Seria muito difícil para o missionário se ele não tivesse essas pessoas cuidando dos pequenos detalhes que fazem grande diferença na sua vida.

Lembro que a primeira vez que saí do país indo fazer missões no Panamá, foi muito significativo ao abrir o meu e-mail e ver mais de 150 pessoas escrevendo palavras de conforto e encorajamento. Não pude conter as lágrimas porque foi especialmente naquela semana em que eu e minha equipe estávamos passando fome e eu sabia que não estava sozinha... alguém estava cuidando da bagagem.

Lembremos sempre dessas frases:
“Missões se fazem com os PÉS dos que vão, com os JOELHOS dos que ficam e com as MÃOS dos que contribuem”
"Muitos crentes consagrados jamais atingirão os campos missionários com os seus próprios pés, mas poderão alcançá-los com os seus joelhos."

A Deus toda a glória
Darlene Alencar Oliveira

3 comentários:

Anônimo disse...

Missionária,
Nunca tinha pensado nesse texto para missões, muito bom. Que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

missões é uma obra de parceiros!!! ninguém faz só!!! e como é bom saber que pode contar com os irmãos que ficam!!! sempre as duas partes ganham e Deus é Glorificado!!!! (Anizia)

Júnior Pala´cio disse...

Obrigado Dadá, muito linda sua meditação e muito inspiradora, mais uma vez, muito obrigado!

Postar um comentário