"Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a Mim, porque dos tais é o reino dos céus." Senhor Jesus Cristo
Mateus 19:14
RSS

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lidando com o Perfeccionismo


Paulo Henrique era um menino esperto, inteligente com apenas seis anos de idade.  Pele branca, olhos castanhos e cabelos pretos.  Ele era o primeiro a terminar a tarefa de classe que eu passava quando estava ensinando no 2º  ano do ensino fundamental I.
Numa bela manhã passei a tarefa de classe no quadro branco e pouco tempo depois ele chegou para mim dizendo: “terminei professor” .Peguei o seu caderno, olhei com cuidado e para minha surpresa a letra dele estava feia, não era a letra do menino caprichoso que eu conhecia.  Então chamei Paulo até a minha mesa e conversei com ele baixinho dizendo: Você sempre termina a tarefa primeiro que os seus colegas.  Não gostei de sua letra, portanto volte para sua mesa e dê um jeito nela.  Ele saiu reclamando e a sua coleguinha que estava ao seu lado perguntou o que eu tinha dito e olha só o que ele falou: “ELA DISSE QUE NÃO GOSTOU DA MINHA LETRA, VOCÊ NÃO SABE QUE ELA QUER TUDO PERFEITO?  TUDO PRA ELA TEM QUER SER PERFEITO.” 
Fiquei muito espantada com o que ele falou  e pensei comigo: Até as crianças percebem que sou perfeccionista ( Senhor me ajude e não ser tão chata).  Na ocasião pensei no pastor Jenuan que um dia me chamou para conversar dizendo que eu era muito perfeccionista e que eu tivesse cuidado porque perfeito é só o nosso Deus.  Na época ele leu Eclesiastes 7:16 “Não seja demasiadamente justo, nem exageradamente sábio; porque te destruirias a ti mesmo?
E o Senhor, através de uma criança estava me ensinando duas lições preciosas:
l. Não posso exigir demais de uma criança porque ela aprende devagar, portanto, tenho que andar junto com ela.
2. Perante os pequeninos não podemos colocar máscara. Eles nos conhecem como somos.
Antes que o sino tocasse Paulo chegou à minha mesa com o seu caderninho e um lindo sorriso (que jamais vou esquecer) dizendo: “E agora? A minha letra está bonita?  Sem dizer uma palavra dê-lhe um grande abraço.

Para pensar:
Pode ser que você também seja perfeccionista, por isso que o meu conselho é que você ore a Deus sobre esse assunto pedindo todos os dias para que Ele esteja te ajudando nesse sentido.Ainda luto com o perfeccionismo, mas as palavras daquele garotinho sempre ecoa nos meus ouvidos.   
                                                                                                                          Darlene Alencar Oliveira

3 comentários:

Cícera disse...

Lindo e interessante

Júnior Palácio disse...

Que maravilha é estar a luz do Espírito Santo, nos ensinando a todo momento.

Joel disse...

Dá pra refletir bastante com essa história... Muitas vezes queremos tudo perfeito e acabamos não dando valor às coisas simples e puras da vida, chegando ao ponto de até mesmo perder grandes amizades por causa de um perfeccionismo besta! Gostei bastante, Darlene... Que Deus continue derramando ricas bênçãos sobre a sua vida! Um forte abraço, Joel.

Postar um comentário